A população: movimentos migratórios, factores e causas da elevada taxa de mortalidade e de natalidade

A população: os movimentos migratórios,factores da elevada taxa de mortalidade e natalidade, factores da distribuição desigual da população.

REPÚPBLICA DE MOÇAMBIQUE
GOVERNO DA PROVÍNCIA DE MANICA
CONCELHO DO BRILHO INTELECTUAL (CBI)
POSTO ADMINISTRATIVO DE DOMBE
EPF/IFP's

Disciplina: Metodologia de ensino de Ciências Sociais.
Formando: Micheque Lázaro Braunde
Data:09/05/2020
Tema: A População e movimentos migratório.


INTRODUÇÃO
Caro leitor, a presente obra retrata o capítulo com conteúdos da geografia, a população..
Nesta unidade compreenderá  os conceitos básicos sobre a população, a ciência que estuda a população, as variáveis demográficas(natalidade, mortalidade e migrações), terá igualmente a oportunidade de conhecer os factores que determinam o aumento dos nascimentos e a sua diminuição, bem como os que concorrem para o aumento da mortalidade e a sua redução. Irá  também compreender os factores que condicionam a distribuição desigual da população pela superfície terrestre, na parte final,  aprofundará a informação sobre os movimentos migratórios


Objetivos Específicos:
=>Definir os conceitos: população, demografia, natalidade, mortalidade e migração

=>Descrever os factores que determinam para o aumento da natalidade e mortalidade e os que concorrem para a sua redução;
=>Explicar  os factores da distribuição da população;
=>Identificar os problemas demográficos actuais;
=>Explicar os movimentos da população;
=>Distinguir os movimentos  natural do migratório;
=>Descrever  o impacto da população sobre o meio ambiente.



POPULAÇÃO
A geografia da população estuda a estrutura da população relativamente ao sexo e idade, em termos estatísticos, e a sua evolução. Estuda a evolução e variação no tempo e no espaço, da natalidade, mortalidade, fecundidade, e esperança de vida.

População: conjunto de todos os habitantes de uma área específica, grupo de indivíduos que existem num dado momento e num determinado lugar.
=>Conjunto de pessoas organizadas que vivem numa determinada região num período de tempo (um ano) sem tomar em conta sexo, Raça, religião ou filiação partidária
=>Conjunto de pessoas que vivem num determinado território, seguindo as regras, usos e costumes próprios;
Demografia: é a ciência da população, estudo estatístico das populações humanas.
Dinâmica da população é o crescimento ou o decrescimento da população através dos seus componentes: Nascimentos, Óbitos e Migrações.
População absoluta é o número total de habitantes de uma região, total de indivíduos de um país, distrito ou região num determinado ano.
População relativa ou densidade populacional é o número de habitantes por km2.
Natalidade é o número de nascimentos que se registam num determinado lugar durante um período (um ano); número de nascimentos ocorridos em determinado período de tempo numa determinada região.

Razoes que explicam a elevada taxa de natalidade prende-se com o nível de desenvolvimento, que se manifesta por: elevada taxa de analfabetismo; casamentos prematuros; necessidade de mão-de-obra familiar; poligamia; prestígio; insegurança (devido a elevada mortalidade); garantia de sustento para os progenitores no futuro; dificuldade de obter ou conhecer os métodos de planeamento familiar. 
A natalidade pode reduzir se houver: melhoria do nível de vida; entrada da mulher no mercado de trabalho; escolaridade obrigatória; planeamento familiar; mudança de mentalidades; casamentos tardios; diminuição dos elevados encargos de uma família numerosa.

Taxa de natalidade é o número de nascimentos por cada mil habitantes ocorridos durante um certo período de tempo; é a relação entre dois números de nados vivos durante um período e o total da população expressa em permilagem (número de partos em cada mil).

Principais factores que reduzem a taxa de crescimento natural.
ITS; HIV/SIDA: reduzem a taxade crescimento natural. A propagação das ITS e HIV, acentuam a taxa de mortalidade juvenil, faixa etária necessária para o desenvolvimento dum país. 
A transmissão vertical de HIV/SIDA afecta os recem nascidos que poderão ter pouca probabilidade de vida e obviamente não contar com estes para uma acção activa para o desenvolvimento do país.
As migrações como factores que concorrem para a propagação das ITS, HIV/SIDA. 
As migrações provocam uma série de problemas nas zonas de chegada. Devido ao desemprego, algumas pessoas sujeitam-se ao comportamento de risco, com recurso à prostituição e injecção de drogas. Deste modo o índice de infecção e afectados cresce.

Mortalidade é o número de mortes ocorrida numa dada região em determinado período de tempo.
Taxa de mortalidade é a relação entre o número de óbitos ocorridos num determinado período e o conjunto total de uma população expressa em permilagem; número de óbitos por cada mil habitantes ocorridos durante um certo período de tempo (número de mortes por cada mil).

Factores que influem na diminuição da mortalidade.
A descoberta da contra diversas doenças; A descoberta de raio x; A descoberta dos grupos sanguíneos; O trabalho sobre vitaminas; A descoberta de penicilina; A redução de guerra; A proibição do trabalho infantil; Desenvolvimento industrial, comercial e transporte; A melhoria das condições de higiene;  A melhoria da dieta alimentar; A melhoria das condições de trabalho (horário e normas de segurança no trabalho); A assistência médica.

Factores que influem para aumento da mortalidade
 Falta de assistência médica, as guerras, as doenças, as epidemias, as calamidades naturais, criminalidade, marginalidade e drogas;

Factores da distribuição da população
A distribuição da população é fruto da combinação de factores mais ou menos convergentes, por exemplo, o relevo deve combinar com o clima, de altitude favorável, precipitação suficiente, solos férteis, isto é, deve haver combinação entre o relevo, clima, hidrografia e os solos.
A distribuição da população tem sido irregular devido a factores físico-naturais e sócio- económicos.
Aspectos físico-naturais o clima, o relevo, a vegetação, a água, o solo a existência ou não de recursos naturais (históricos culturais).
Aspectos sócio- económicos as indústriam e serviços precisam de mão-de-obra (dai que as cidades capitais tem sido palco de atracão da população). As grandes vias de comunicação também atraem muita população, dadas as diversas actividades comerciais e industriais desenvolvidas na EN1 ao exemplo dos corredores da Beira, de Nacala e recentemente a estrada de Maputo-witbank.
As áreas costeiras, devido ao clima tropical chuvoso, a pesca e o turismo recentemente.
Em suma: as zonas mais povoadas são as do litoral, as cidades, os vales dos rios, as principais vias de comunicação.
Aspectos histórico-politicos as tensões politicas ou guerras contribuem em grande medida para a fraca aderência a construção habitacional de certos territórios ou despovoamento em regiões que tenham sido afectados por estas situações.

OS SECTORES DE ACTIVIDADES ECONÓMICAS.
A população activa realiza actividades económicas nos seguintes ramos: Agrário, pesca, minas, indústria e energia, construção, transporte e comunicação, comercio, educação e cultura, saúde, administração do estado, organismos, serviços e outros.
Sector Primário: engloba actividades ligadas á exploração da terra: agricultura, pecuária(criação de animais), silvicultura, pesca, caça, mineração e artesanato.
Sector Secundário: inclui actividade industrial, obras públicas, construção, distribuição de água e energia.
Sector Terciário: também conhecido por «serviços»: comercio, transporte, turismo, educação, saúde, banca, transporte e comunicação, seguros e profissões liberais.


MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO.
Os movimentos da população podem ser naturais e migratórios.


Movimentos migratórios.
 Migração é a deslocação das pessoas de uma região para a outra.
As Migrações classificam-se quanto ao tempo e ao espaço.


Quanto ao Tempo: 
Depende do tempo que os indivíduos permanecem nos lugares de chegada.
 Definitiva: se o objectivo for de fixar-se definitivamente no local para onde vai;
Temporária: caso seja para permanecer apenas algum tempo (dias, meses ou poucos anos);
Periódicos se realizam periodicamente, exemplo, entrada de pessoas na Páscoa ou fim de ano.
Sazonais quando se realizam numa determinada estação do ano, exemplo, nas grandes plantações durante a época da colheita ou no verão indivíduos que vão prestar serviços nas instâncias turísticas.
Pendulares ou diárias realizam se diariamente (Vai Vêm), onde grande parte da população desloca se dos subúrbios ou bairros periféricos para grandes centros urbanos ou industrias, fabricas e sectores de de actividades, escritórios regressando no mesmo dia ao local de residências, 


Quanto ao espaço.
 As migrações podem ser feitas dentro ou fora de país.
Interna temporária ou definitiva
Externa temporária ou definitiva
Externa ou internacional aquelas que se atravessam as fronteiras internacionais
Internas quando são efectuadas dentro do próprio país. 

Êxodo rural as deslocações de pessoas de campo para a cidade.


Causas das Migrações
Económicas: são feitas livremente, á procura de melhores condições de vida em consequências de haver ou fazer-se sentir nas zonas de partida, altas taxas de desemprego, fracos resultados de agricultura, poucas escolas com nível elevado, baixos salários, fraca assistência médica, e mais.
Sociais: são feitas a procura de cuidados médicos, escolas, o turismo atrai mão-de-obra nas zonas do litoral, gozo de férreas
Físico-Naturais: as calamidades naturais (seca, cheia, sismos, vulcões, desertificações), provocam a deslocação das pessoas a procura de zonas seguras.
Guerra: a guerra provoca grandes deslocações de pessoas que recebem o nome de deslocados ou refugiado.
Éctnico-Relegiosos: as rivalidades étnicas e religiosas tem originado conflitos que em muitos casos resultam em confronto, dando origem a refúgios (refugiados).



CONSEQUÊNCIAS DAS MIGRAÇÕES

Para o lugar de partida.
Demográficas: diminuição da pressão da população; diminuição de mão- de- obra; diminuição do crescimento natural, despovoamento;
 Económicas entradas de divisões, importação de tecnologia, mecanização da agricultura, redução de mão-de-obra, diminuição da produção
Social: redução do desemprego.

Para o lugar de chegada.
Demográficas: rejuvenescimento demográfico, aumento da natalidade;
 Económico: contributo para economia do lugar, investimento dos emigrantes, mão-de-obra barata, desequilíbrio religioso.
 Sociais: melhoria da condição social novos comportamentos culturais, troca de experiência, novo tipo de habitação, bairros de latas, sobre carga das infra- estruturas, xenofobia, tensões sociais, aumento de encargos sociais, stress, marginalidade, desemprego, população e o meio ambiente

CAUSAS DO CRESCIMENTO NATURAL.
Causas do crescimento natural: a reprodução da população é determinada por vários factores a destacar os sócio-economicos e também o comportamento, usos e costumes da população de cada região ou pela vontade do ser humano a salientar os casamentos prematuros; poligamia; não uso de métodos anticonceptíveis, factores sócio-emocionais, ambições e o analfabetismo.

Causas da mortalidade: doenças, as guerras, a fome, a miséria, o alcoolismo, acidentes, velhice, consumo das drogas e as calamidades naturais.

Consequências do crescimento natural: doenças; fome; mendicidade; desemprego; analfabetismo; marginalidade; criminalidade; prostituição; alcoolismo; casamentos prematuros, e


IMPACTO DA POPULAÇÃO SOBRE MEIO AMBIENTE.
A acção do homem resulta problemas ambientais o homem provoca a desertificação realiza queimadas descontroladas, o abate descontrolado de árvores e animais, a poluição, a contaminação das águas, erosão, etc.


PROBLEMAS DEMOGRÁFICOS ACTUAIS
São vários problemas que a população de Moçambique enfrenta, nomeadamente: más condições de habitação, educação, saúde, poluição do meio ambiente (água, lixo), degradação das condições rurais, crianças da rua, alimentação e desemprego.


LINHAGEM
Em Moçambique existem dois tipos de linhagens: patrilinear e matrilinear.
Patrilineiros homens exercem as funções de chefia, o poder passa do irmão mais velho para o que o segue em alguns casos do pai para o filho mais velho. No casamento a mulher transferem se da casa dos pais para casa do marido. Os filhos tomam o apelido do pai e a esposa adopta o nome do pai ao do marido. O homem tem a obrigação de fazer lobolo e cuidar da sua família e da esposa.
Matrilinear depois do casamento a responsabilidade de casa é da mulher e o marido passa a viver em casa da família da esposa

Concelho do Brilho Intelectual (CBI), é uma organização de Michelaz_boy(Micheque Lázaro Braunde), que tem propósito de enriquecer as mentes pela informação construtiva e educativa.
A sua contribuição ,vale para me,e faz com que o CBI cresça cada vez mais.

PREVINA-TE DO COVID19
Por: Micheque Lázaro Braunde
http://michelazboy.blogspot.com
E-mail:michequelazarobraunde074@gmail.com

Comentários

Enviar um comentário

Comenta aqui em baixo

Seu nome

Mensagens populares deste blogue

Educação no sentido lato e restrito, tipos de educação e influência da família, escola e sociedade no desenvolvimento da criança

Conceito de planificação do processo ensino aprendizagem, tipos de planificação (curricular,analítica e de aula)

Princípios da realização de uma aula de língua portuguesa (diversificação das actividades, modalidades e técnicas de correção de um trabalho, interdisciplinidade)