Princípios da realização de uma aula de língua portuguesa (diversificação das actividades, modalidades e técnicas de correção de um trabalho, interdisciplinidade)

Princípios da realização de uma aula de língua portuguesa:diversificação de actividades, modalidades de correção de trabalho.

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
GOVERNO DA PROVÍNCIA DE MANICA
CONSELHO DO BRILHO INTELECTUAL (CBI)
Departamento de Comunicação e Ciências Sociais
EPF/IFP's

Disciplina: Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Professor: Micheque Lázaro Braunde
Aula online, de simulação
Duração: 90'
Data:30/04/2020
Tema:Principios da realização de aula de língua Portuguesa(modalidades e diversificação de actividades e técnicas de correção dos trabalhos)

Princípios da realização de uma aula de língua portuguesa: 
• A finalidade primeira do ensino da língua portuguesa e de permitir a comunicação;
• A comunicação inicia-se pela compreensão e expressão oral;
• A leitura e escrita de palavras e pequenas frases só se inicia depois;
• As mensagens que se apresentam em primeiro lugar são as que despertam maior interesse para os alunos e que se relacionam com a vida escolar;
• As mensagens relacionadas com a vida familiar e local aparecem depois em progressão conveniente;
• As mensagens relacionadas com realidades mais afastadas, surgem em círculos cada vez mais alargados;
• Toda a aprendizagem linguística dos alunos deve fazer-se em situação;
• Os alunos devem ser estimulados desde o início a comunicarem em língua portuguesa – entre eles, com os colegas e com o próprio professor;
• O material linguístico deve reflectir a realidade e a vivência dos alunos.

Momentos mais significativos da realização da aula de língua portuguesa: 
• Motivação dos alunos para o E-A;
• Apresentação aos alunos das actividades a realizar;
• A distribuição das tarefas pelos alunos, tendo em conta as diversas situações de aprendizagem dos alunos;
• A execução das tarefas com recurso a interajuda dos alunos;
• A apresentação das tarefas executadas, oralmente ou por escrito;
• A aplicação das aprendizagens em outras situações;
• A correcção dos trabalhos da turma em todos os momentos da aula;
• A avaliação dos trabalhos realizados e dos resultados conseguidos;
• A remediação em face das dificuldades.

Os princípios anteriormente referidos, conduzem os alunos ao: 
• Desenvolvimento das capacidades de compreensão e expressão, oral e escrita;
• Desenvolvimento da criatividade e da capacidade de iniciativa.

Escolha e organização de actividades:
A Proposta de actividades para os alunos na aula de língua portuguesa deve processar-se do seguinte modo:
• Graduação das actividades em dificuldade crescente;
• Escolha das que mais mobilizam o trabalho dos alunos;
• Progressão continua, partindo das que mais interessam os alunos;
• Preferência para as que melhores resultados proporcionam.

Diversificação de actividades:
As actividades a propor aos alunos devem ser diversificadas pelo facto de o ritmo de aprendizagem dos alunos ser diferente. Dai a necessidade de o professor ter de incrementar como procedimentos:
• A individualização das situações de E-A;
• A progressão da dificuldade nas propostas de actividades a realizar pelos alunos.

As actividades a serem realizadas pelos alunos devem servir eficazmente a especificidade das etapas de:
• Etapa inicial da oralidade;
• A iniciação das actividades de leitura e escrita;
• A consolidação da leitura e da escrita;
• O desenvolvimento da leitura e da escrita;
• O desenvolvimento da oralidade ao longo da escolaridade.

Listagem representativa das actividades que o professor poderá usar para a diversificação das
actividades:

• Relacionadas com a palavra e com a frase/ texto:
1º) Audição de palavras/ frases/ textos;
2º)Repetição de palavras/ frases/ textos;
3º) Produção de outras de palavras/ frases/ textos;
4º) Leitura de palavras/ frases/ textos;
5º) Cópia de palavras/ frases/ textos;
6º) Ditado de palavras/ frases/ textos;
7º) Utilização de palavras/ frases/ textos;

• Relacionadas com o texto:
1º) Leitura de gravuras como um meio de chegar facilmente a compreensão dos textos a que as gravuras dizem respeito;
2º) Relacionamento do título do texto com o seu sentido global;
3º) Reconto do que se leu ou ouviu;
4º) Resposta a questionários simples;
5º) Produção de pequenos textos, orientados ou livres;
6º) Transmissão das mensagens constantes em textos ouvidos ou lidos, por outras formas de expressão;
7º) Leitura para se instruir e para se divertir.

• Relacionadas com o funcionamento da língua:
1º) Organização de listas de palavras que traduzam ideias contrárias e a criação de frases em que entrem essas palavras;
2º) Organização de listas de palavras para introduzir a mesma ideia e a criação de frases em que entrem essas palavras
3º) Constituição de famílias de palavras e criação de frases em que entrem algumas dessas palavras;
4º) Organização de listas de palavras pertencentes a mesma categoria gramatical;

5º) Realização de modificações nas frases com o uso da flexão em género, numero e grau;
6º) Aplicação em frases da flexão dos verbos, quanto ao tempo, pessoa e número.

As actividades acima mencionadas podem ser realizáveis a partir de:
• Jogos didácticos;
• Actividades integradas.

É aconselhável que estas actividades possam ser realizadas através de:
• Expressão corporal;
• Dramatizações;
• Cancões.

Interrogar, ouvir e responder:
A comunicação em língua portuguesa realiza-se quando o aluno consegue: ouvir, falar, compreender, ler e escrever.
Fazer perguntas e uma das formas de levar os alunos a participarem na aula (a ter uma participação activa).
• O professor deve fazer a pergunta de modo que todos os alunos ouçam;
• Deve conceder tempo necessário para organizarem a resposta;
• Depois os alunos manifestam a disponibilidade para responder, levantando a mão. Mas o professor também pode indicar;
• Os alunos que nunca levantam o braço devem ser estimulados a faze-lo;
• Se os alunos não entenderem a questão, o professor devera faze-la de foram mais simples possível e ou de outra maneira; fazerem perguntas entre si.

Interdisciplionaridade:
• A organização curricular do 1º do ensino primário – com um professor para as diferentes disciplinas, torna mais fácil a prática da interdisciplinaridade;
• A interdisciplinaridade permite aos alunos uma aprendizagem continua da língua portuguesa durante todo o tempo em que se mantem na escola;
• Ao aprenderem, explicarem e aplicarem os saberes adquiridos em varias disciplinas, os alunos
desenvolvem a capacidade de utilizar a língua portuguesa;
• Por exemplo quando:
✓ Estudam temas ou verbalizam o resultado de uma observação, ligadas as ciências da natureza;
✓ Respondem a uma situação problemática em matemática;
✓ Repetem um cancão ouvida;
✓ O início de um tema de outras disciplinas a partir da leitura e interpretação de um texto do manual de língua portuguesa;

Técnicas de correcção de trabalhos:
A avaliação contínua da aprendizagem dos alunos comporta, entre outras actividades, a de corrigir os trabalhos escolares.

Para a correcção dos trabalhos escolares exigem-se do professor, os seguintes comportamentos:
• Estimular os alunos, valorizando qualquer aspecto positivo do seu trabalho, sempre que possível, de forma escrita, na margem da folha, e ou oral;
• Corrigir e remediar o erro de acordo com os seguintes princípios:
✓ Riscar o menos possível o trabalho dos alunos;
✓ Não utilizar a caneta vermelha – mas uma caneta de cor diferente da que o aluno terá usado;
✓ Emendar o erro, escrevendo em cima, na entrelinha a palavra correcta;
✓ Explicar ao aluno a razão das emendas.

Modalidades de correcção dos erros:
• Autocorrecção – o próprio aluno corrige os seus erros, comparando o que fez com os modelos fornecidos pelo professor;
• Correcção mútua – os alunos trocam entre si os trabalhos;
• Correcção individual presencial – o professor corrige o trabalho na presença do aluno que os realizou;
• Correcção individual a distancia – o professor corrige os trabalhos na ausência dos alunos;
• Correcção colectiva – no quadro ou oralmente.

Estas modalidades apresentam vantagens e desvantagens, Contudo a melhor e a correcção individual em presença.

Trabalhos de casa:
• Os trabalhos de casa ajudam a resolver situações de aula, que o tempo de aula se mostra insuficiente
para executar actividades necessárias a consolidação de algumas aprendizagens relacionadas com a língua portuguesa;
• Para superar a falta de tempo na escola, o professor deve marcar aos alunos trabalhos de casa;
• Princípios que norteiam a marcação de trabalhos de casa:
✓ Poderem ser realizados num espaço de tempo muito curto;
✓ Serem variados;
✓ Estarem de acordo com as possibilidades e as motivações do aluno;
✓ Estarem de acordo com os manuais e ou apontamentos dos alunos, para estes consultarem em caso de duvida;
✓ Poderem ser corrigidos atempadamente.




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Patilha se gostou.
Por: Micheque Lázaro Braunde
http://michelazboy.blogspot.com

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