Educação no sentido lato e restrito, tipos de educação e influência da família, escola e sociedade no desenvolvimento da criança

 Educação no sentido lato e restrito.

 Tipos de Educação ( Formal, Não formal, Informal).


Noção de Educação (Educação no sentido lato e restrito)


A Educação é um fenómeno social e universal que visa a socialização, interacção do indivíduo na
sociedade. Neste processo de educação ocorre a transmissão e apropriação do património sócio –cultural e científico. A educação aceita mudanças, são usados meios e técnicas apropriadas que as
sociedades criam ao longo do tempo, por isso não há educação sem sociedade, e não há sociedade sem educação.
A educação é permanente no indivíduo, ela ocorre em qualquer momento, desde o nascimento até a morte.

Educação no sentido lato (vasto ou Extenso)

Neste sentido a educação compreende os processos formativos que ocorrem nos meios sociais de
forma necessária e inevitável, pelo simples facto de existir no meio social. Neste sentido amplo
encontramos uma grande variedade de instruções e actividades sociais como: politica, economia
legal de uma sociedade, religião, costumes e formas de consciência humana.

Educação no sentido restrito (reduzida)

Nesse sentido restrito a educação ocorre em instituições específicas (escola) com finalidades também específicas de instrução e ensino mediante uma acção consciente, deliberada e planificada.


Tipos de Educação (Formal, Informal e Não Formal)


Educação Formal

É aquela que é manifestada numa instituição, inicialmente criada e organizada com o objectivo de educar. Há uma idade própria para o ingresso na escola, regulamentos que regem o seu funcionamento e concebe se certificado no fim de cada nível, etc. 

Educação informal
É aquela que se realiza através de outras instituições cuja finalidade principal é informar e não educar para ter conhecimento organizado. É uma educação obrigatória e não tem programa nem idade de ingresso, simplesmente é para informar o indivíduo. Exemplo: Quando escutamos a rádio, televisão, lemos jornal….  

Educação não Formal
Refere-se as influências do contexto social, cultural do meio ambiente sobre o indivíduo. Também corresponde a processo de aquisição de conhecimentos, experiências, ideias, valores, padrões, sem conteúdo que obedece uma ligação. Exemplo: Uma mãe que educa o seu filho.


Tema: Influência da Família, Escola e Sociedade no desenvolvimento da Criança.

A família, sendo a célula básica para o desenvolvimento de um individuo, cria condições para que a criança se sinta inserida em qualquer meio que lhe convêm
O desenvolvimento mental e social da criança é garantido pela família como órgão provedor de condições e recursos para o seu bem-estar.
Os deveres da família são de manter um equilíbrio da criança no seu meio social.
É a família que cuida e acompanha o desenvolvimento da criança para posteriormente pode valorizar os aspectos que justifique o seu enquadramento em outros ambientes, se a família não se responsabiliza pelos cuidados preliminares necessitados pelas crianças, estas incorre o risco de ter problemas ao longo do seu desenvolvimento.
Escola
A escola é um lugar privilegiado para a socialização e aquisição de novas atitudes para além de progressão das capacidades da criança.
A escola é mais um meio que permite um desenvolvimento da criança. Na escola a criança desenvolve as capacidades cognitivas, cria mais amizades, aprende novos modos de ser e de esta pôs, procura ganhar um equilíbrio, visto que vem de um ambiente restrito para amplo.
Ela aprende a respeitar os outros, considerar o ponto de visto dos colegas.
Sociedade
Esta é mais, um meio amplo, onde a criança se lança largando o seu ambiente, desenvolvendo as suas habilidades e capacidades a sociedade ajuda no desenvolvimento da criança a medida que ela procura ter um equilíbrio dos seus actos socialmente aceite
A criança só senti-la se bem quando a sociedade aprova o seu comportamento em função do valor que esta estabelece
Em suma, sociedade ajuda no desenvolvimento da criança uma vez que esta já criou normas sociais que deve ser espetada pela criança na tentativa de conseguir este equilíbrio desenvolve se mentalmente e ganha um equilíbrio sociais. 
Para Libânio (1986) apud Ferreira e Aguiar (2004:132), “escola é uma instituição orientada para a preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe instrumentos por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e activa na democratização da sociedade” 

Num outro posicionamento, Gramsci (2000) apud Rumble (2003:65) “a escola é um instrumento utilizado para formar intelectuais de diversos níveis (…) todas as pessoas que exercem funções de organização em diferentes frentes, nomeadamente: na produção, na cultura ou na administração pública”. 

Nesse sentido, conciliando as duas posições, a escola, enquanto instituição detentora do saber, precisa de compreender sua importância de formação dos cidadãos, que exerce na sociedade e deve contribuir positivamente para que esse saber seja trabalhado de forma democrática, isto é, a escola deve introduzir, no futuro gestor da escola, o espírito democrático. 

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